Muitas mamãs preocupam-se com o facto de o seu bebé regurgitar após comer, o que muitas vezes apelidam de “bolçar”. Venha com o Bebé a Bordo saber se o bolçar do bebé é normal.
Depois da hora H, as preocupações dos pais de primeira viagem adensam. Tudo é uma novidade e, em alguns momentos, mesmo a situação mais normal pode gerar preocupação. Afinal, o objetivo é somente um: criar crianças saudáveis e felizes.
Algo que muito regularmente preocupa os pais durante a fase de aleitamento do bebé é o facto de este bolçar com alguma frequência.
Esta regurgitação, ainda que aconteça a quase todas as crianças, faz com que os pais questionem se o bebé estará doente ou se existirá algum problema.
Hoje, olhamos para o bolçar do bebé para lhe explicarmos se esta é (ou não) uma situação normal. Saiba mais.
Bebé a bolçar: devo preocupar-me?
O refluxo gastro-esofágico, frequentemente conhecido como “bolçar” é algo que acontece com regularidade em bebés perfeitamente saudáveis.
O que acontece, em concreto, quando o bebé bolça é que o leite passa do estômago do bebé para o esófago, acabando por ser regurgitado.
Nos bebés, esta situação é muito comum devido ao seu estômago, ainda imaturo, nem sempre ter a capacidade de armazenar o conteúdo da refeição sem que exista refluxo.
Além disso, a pequena dimensão do estômago faz com que, muitas vezes, este fique demasiado cheio durante a amamentação, originando o referido refluxo e o bolçar do bebé. (1)
Na maioria dos casos, esta situação não é preocupante nem prejudicial para o bebé.
Em que idade é normal o bebé ter refluxo?
Os bebés não são todos iguais e, como deve imaginar, mesmo no bolçar, existem variações: alguns bebés bolçam mais do que outros e alguns fazem-no durante mais tempo do que outros.
Por norma o bolçar acontece principalmente no bebé recém-nascido e até aos 4 meses de vida. Usualmente, nos casos mais prolongados, este refluxo desaparece por completo até aos 14 meses de idade
Devo preocupar-me em alguma situação?
Ainda que bolçar seja normal, os pais não devem deixar de estar atentos a algumas situações e sinais de alarme.
Se o bolçar do bebé, além de frequente, for excessivo, isto merecerá uma avaliação médica, sendo ainda necessário salientar a diferença entre vomitar e bolçar. O vómito é um ato voluntário, que implica a contração muscular do bebé, sendo distinto do refluxo. O vómito pode ser sintomático de alguns problemas de saúde e merece maior atenção. (2)
Da mesma forma, os pais devem estar atentos à evolução do tamanho e peso da criança, para garantir que está dentro do expectável e consultar um médico caso exista regurgitação com sangue ou uma recusa alimentar insistente por parte do bebé. (3)
Consultar um médico, nestes casos, é essencial.
O seu bebé costuma bolçar muito? Esta situação é preocupante para si? Explique a sua opinião às restantes mamãs do Bebé a Bordo.
GIPHY App Key not set. Please check settings