7 benefícios da música na gestação 

Os benefícios da música na gestação não são muito falados… mas isto não significa que não existam. Num mundo onde as canções têm um impacto fundamental, importa saber, também, qual o papel da música durante o desenvolvimento fetal.

Se quer saber mais sobre os benefícios da música durante a gestação, venha descobrir com o Bebé a Bordo. 

Muitas temáticas são discutidas e ponderadas quando uma mulher engravida. Existe uma busca intensa para se saber quais são os desconfortos comuns na gravidez e como amenizá-los; para conhecer os melhores desportos para praticar na gravidez ou para saber como criar o menu da alimentação na gravidez, trimestre a trimestre

Nenhum destes conhecimentos está a mais quando se trata do conforto, da saúde e do bem-estar da mãe e do bebé que se desenvolve no seu ventre.

Ainda assim, além das questões mais comuns, outras acabam por ser, também, pertinentes. 

Questões de ordem emocional, como a depressão na gravidez, exemplificam bem como nem todos os cuidados a ter são de ordem física. E é entrando no meio emocional e também no mundo da arte, que encontramos uma temática que nem sempre é pensada e falada: os benefícios da música na gestação. 

Considerando o desenvolvimento do feto ao longo do período gestacional, torna-se impreterível a consciência de que este irá, no processo, desenvolver a audição.

Na verdade, em meados da gestação, entre a semana 20 e 21, o aparelho auditivo do bebé estará bastante desenvolvido e os sons – desde vozes à música – já podem ser ouvidos pelo bebé. 

Os principais sons com os quais o bebé contactará são orgânicos e provêm da mãe. Ainda assim, seria errado não considerar os sons externos.

A ciência tem vindo a debruçar-se sobre esta questão e considera, já, os benefícios da música na gestação para a saúde psicológica da mãe e o desenvolvimento do feto. Isto levou, inclusivamente, à prática da terapia musical para gestantes. (1

Se quer saber, entre o que se descobriu até ao momento, quais os benefícios da música na gestação, este é o artigo ideal para si! 

Benefícios da música na gestação

1. Benefícios da música na gestação: Estimula a atividade cerebral do feto

O primeiro sentido que o feto desenvolve é a audição e, por isso mesmo, os sons começam a impactar no seu desenvolvimento desde a fase gestacional.

A partir do segundo trimestre, depois da 21ª semana, a atividade cerebral do feto pode ser estimulada com recurso a sons e músicas. 

Segundo especialistas, a música ajuda a estimular a atividade cerebral do bebé em desenvolvimento. Os estudos dirigem-se, agora, para uma melhor perceção sobre as formas como este estímulo musical pode ajudar no desenvolvimento cognitivo e no desenvolvimento emocional do bebé. 

2. Criação de vínculos afetivos pelo feto

Não é só a teoria do apego que nos ensina mais sobre a ligação do bebé com o mundo que o rodeia. Na verdade, uma forte componente do apego é a memória e, em parte, essa memória inicia-se antes do nascimento. 

Estímulos auditivos, como falar com o bebé ou colocar determinadas músicas, irá influenciar a ligação do bebé com o mundo exterior após o nascimento. (2

A ciência descobriu, já, que o bebé mostra preferência, após o nascimento, pela voz da mãe e pelas músicas que já reconhece; devendo-se esta preferência aos estímulos feitos na fase pré-natal. 

3. Contribui para uma melhor qualidade de vida para o bebé e a mãe

Um estado de calma pode ser induzido no feto através de músicas mais suaves e tranquilas. Este estado de conforto ajuda a mãe a amenizar o desconforto dos últimos meses de gravidez e ameniza alguns dos sintomas que com esta se associam. (3

Ao viver dias mais tranquilos e com um bebé menos agitado no ventre, a qualidade de vida da mãe (e, por consequência, também do feto) será melhor. 

4. Benefícios da música na gestação: Ajuda mães adolescentes a ultrapassar o nervosismo pré-parto

gravidez na adolescência pode ter um forte impacto psicológico na vida destas jovens mães, já que levanta inúmeras questões práticas, sobre o nascimento e a criação do bebé e também um forte estigma social e cultural. 

Estudos realizados em torno desta questão vieram revelar que a música pode ter um papel muito positivo na redução dos índices de ansiedade durante o terceiro trimestre de gestação em grávidas adolescentes. (4

5. Cria uma sensação de bem-estar na gestante

Alguns dos estudos realizados demonstraram que um dos benefícios da música na gestação é a forma como esta pode ajudar a reduzir sensações e problemas comuns na gravidez. 

Exemplos de problemas que podem ser amenizados com o consumo de música na gravidez são a depressão, a ansiedade, a insónia e as variações de humor. 

Contribuindo para o bem-estar físico e mental da gestante, a música ajudará na libertação da tensão nervosa e estimulará hormonas essenciais para criar uma sensação de calma e tranquilidade. 

6. Música rima com dança

Quantas vezes não acontece? A música começa e damos por nós a dançar.

Numa fase como a gestação, onde a atividade física é importante, este é um fenómeno que tem tudo para dar certo. 

A dança pode contribuir positivamente para o corpo e para a alma, ajudando a melhorar o fluxo sanguíneo, a controlar o peso da gestante e a prevenir doenças cardiovasculares. (5

Tranquilidade e exercício físico acontecem, assim, de forma natural, quando a música toca, levando a mãe a dar dois passinhos de dança. 

7. Benefícios da música na gestação: Um casal unido na gestação

A música tem, como muito se diz, o poder de unir pessoas. O papel do pai na gravidez não pode ser esquecido e a partilha de momentos de intimidade e carinho entre a mãe e o pai da criança pode ser muito positiva para todos os envolvidos no processo de gerar um filho. 

A criação de uma maior proximidade entre o casal poderá criar experiências fantásticas, havendo bebés que reagem bastante, por exemplo, quando os pais cantam. A expressão deste contentamento é, por exemplo, expressada por movimentos do bebé no útero da sua mãe. 

Já conhecia os benefícios da música na gestação? Costumava colocar música durante a sua gravidez? Qual foi a “música da sua gestação”? Conte este segredo às restantes mamãs do Bebé a Bordo

Poderá ter interesse também em:

Tudo o que precisa de saber sobre a hidroginástica para gestantes

ARTIGOS REMOMENDADOS
ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo