Quanto tempo devo esperar para dar o banho ao bebé depois de amamentar

Banho ao bebé depois de amamentar

Muitas mamãs gostam de amamentar o bebé antes de lhe darem o habitual banhinho. Ainda assim, para as que o fazem, a questão do tempo a esperar antes de avançar para o momento do banho é uma questão premente.

Sabe quanto tempo deve esperar para dar o banho ao bebé depois de amamentar?

Venha saber com o Bebé a Bordo.

O momento do banho do bebé não tem, de facto, uma hora estipulada, embora muitas mamãs se questionem sobre isto e queiram saber qual o momento ideal para a amamentação: antes ou depois do banho?

Sem uma resposta única e variando muitíssimo consoante o ritmo de vida de cada família e a personalidade de cada criança, a verdade é que são muitas as mamãs que optam por tratar da higiene da criança antes da hora da mamada e muitas as que escolhem dar o banho ao bebé depois de amamentar.

As que optam por esta segunda opção são as que sentem mais dúvidas sobre a forma como devem fazê-lo, os riscos associados e o tempo a aguardar antes de passar da amamentação ao banhinho.

Hoje, o Bebé a Bordo dirigiu-se às questões destas mamãs para dar resposta à dúvida, algo comum, de quanto tempo se deve esperar para dar o banho ao bebé depois de amamentar.

Venha connosco saber o tempo ideal a esperar nesta situação e as razões pelas quais assim é.

banner biberons e chupetas produtos para o banho do bebé


1. Amamentação e banho do bebé

Um dos maiores medos das mamãs, quando decidem a hora do banho do bebé, é o de que exista algum risco associado a este ato depois de o bebé ter comido.

Vários estudos, alguns dos quais, como já referimos, divulgados por espaços de renome (como a BBC ou o New York Times) vieram, ao longo dos tempos, afastar a ideia de que o contacto com a água depois da alimentação possa afetar ou interromper a digestão, salvo casos nos quais se dê um choque térmico devido a águas demasiado quentes ou frias.

Assim, perante a água temperada do banhinho do bebé, sabe-se que não existe o risco de causar um problema de saúde à criança caso esta tome o seu banhinho depois da hora da mamada.

Amamentar, antes ou depois do banho

2. Tempo a esperar depois da mamada

As mamãs que escolhem dar banho ao bebé depois de mamar, no entanto, colocam uma questão que não deixa de ter alguma pertinência: afinal, quanto tempo se deve esperar para dar o banho ao bebé após amamentar?

Não existe uma resposta final e única para esta questão, sendo que a resposta varia, mais uma vez, consoante o bebé e a rotina familiar.

Ainda assim, os especialistas da área consideram que, depois de amamentar o bebé, é sempre boa ideia aguardar um pouco, para que o leite “assente”.

Isto é, convém deixar que o bebé se mantenha mais sossegado durante um pequeno período após o aleitamento.

Para muitos médicos pediatras, o tempo ideal a aguardar será perto de uma hora, já que, apesar de não existirem outros riscos, durante esse tempo, ao ser agitado e movido, com todos os passos do seu banhinho (despir, lavar, limpar, tornar a vestir, etc.) o bebé poderá bolsar o leite ingerido.

banho do recém-nascido


3. Em suma

Embora, teoricamente, o banho possa ser dado imediatamente a seguir à mamada, é recomendado que as mamãs esperem para dar banho ao bebé após amamentar durante cerca de uma hora.

Este tempo ajudará a garantir que o bebé já tem o estômago mais vazio e reduzirá o risco de regurgitação do leite ingerido.

Em caso de dúvidas, não deixe de colocar as suas questões ao especialista que acompanha o seu filho.

Costuma dar banho ao seu bebé depois de o amamentar? Quanto tempo espera depois da mamada antes de passar ao banhinho? Conte-nos como trata todo este processo.

Algumas fontes: tuasaude  netmums  nhs  babyandbump.momtastic mayoclinic brasil.babycenter

ARTIGOS REMOMENDADOS
ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo