10 alimentos a consumir na amamentação ricos em nutrientes

Conhecer os alimentos a consumir na amamentação é fundamental para garantir que o bebé recebe os principais nutrientes a partir do leite materno. Sabe quais são os melhores alimentos para esta fase da sua vida? Então, venha com o Bebé a Bordo conhecer os 10 alimentos a consumir na amamentação.

As dúvidas alimentares que todas as mulheres parecem ter durante a amamentação estão longe de terminar quando o seu bebé nasce.

Na verdade, as lactantes tendem a ter muitas questões relativas à amamentação, entre as quais se destacam, também, perguntas sobre os alimentos a consumir na amamentação.

Na fase da amamentação do bebé, é muito comum que as mamãs se questionem quanto às melhores posições para amamentar ou ao uso da almofada de amamentação.

Mas perguntas sobre os alimentos que estimulam a produção de leite e sobre a melhor forma de se alimentarem para garantirem a nutrição correta do bebé são, também, comuns e pertinentes.

Como sabemos a importância que tem, para estas mamãs, garantir o bem-estar dos seus filhos, criámos uma lista com alimentos a consumir na amamentação, pelas suas caraterísticas nutricionais e pelos seus benefícios para a saúde da mamã e da criança.

Se quer conhecer os 10 alimentos a consumir na amamentação, este é o artigo certo para si.

1. Alimentos a consumir na amamentação: Salmão Peixes que a grávida deve ingerir durante a gravidez

O salmão é um dos alimentos mais saudáveis que pode consumir quando está a amamentar. Este peixe é uma excelente fonte de nutrientes, sendo muito rico em ómega 3, um elemento crucial para o desenvolvimento do sistema nervoso da criança.

Além disso, o ómega 3 ajudará ainda a mamã, na medida em que é conhecido por melhorar o humor e ajudar a prevenir situações de depressão pós-parto.

2. Carnes magras

As carnes magras ajudam a conferir mais energia à mamã, fornecendo ferro e vitamina B12, tanto à lactante como ao seu bebé.

Esta é uma excelente opção para garantir a correta nutrição de ambos e o correto desenvolvimento do bebé.

3. Mirtilo mirtilo

A fruta é sempre uma boa adição na dieta da lactante mas os mirtilos destacam-se por serem uma das melhores fontes de minerais e vitaminas essenciais, e também de anti-oxidantes.

Além disso, ao fornecerem também hidratos de carbono, os mirtilos são uma boa fonte energética para ambos.

 

4. Laranja A laranja é um fruto rico em vitamina C

Outra das frutas que integra a lista de alimentos a consumir na amamentação é a laranja, sendo que esta se apresenta como uma excelente fonte de vitamina C e uma forte aliada na fixação do cálcio no organismo.

Quando a mamã consome esta fruta, está a ajudar o bebé no desenvolvimento do sistema imunitário e também no desenvolvimento ósseo.

5. Alimentos a consumir na amamentação: Iogurte introduzir iogurtes na alimentação do bebé

Os iogurtes são um dos melhores produtos lácteos a incluir na sua alimentação, fonte de cálcio, estes ajudam no desenvolvimento ósseo do bebé, promovendo o seu correto crescimento.

Vale a pena salientar que as versões menos gordas são preferíveis nesta fase da vida.
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6. Abacate Fruta abacate indicada na gravidez

O abacate é também uma fabulosa adição na dieta da lactante, sendo que esta fruta apresenta um aliado índice calórico, promove o aumento do bom colesterol e fornece vitaminas do complexo B (como o ácido fólico, por exemplo), vitamina k, vitamina E e vitamina C.

7. Cogumelos

Considerados, por muitos, como um alimento lactogénico, os cogumelos são outro dos produtos alimentares que uma mulher pode consumir durante o período de amamentação. Em termos nutricionais, os cogumelos são uma boa fonte de proteínas e de polissacarídeos beta-glucano (um agente lactogénico)

8. Arroz integral

Embora a tendência das mamãs possa ser o corte com os carbohidratos, para promover a perda de peso depois da gravidez, o melhor será que não o faça enquanto amamenta.

Durante a lactação, o consumo de arroz integral irá ajudar a elevar os níveis de energia da mamã, o que tornará todo o processo de amamentação mais simples. Este produto alimentar é rico em hidratos de carbono e em fibras.

9. Ovo Introdução do ovo na alimentação do bebé

Ricos em proteínas de alto valor biológico, os ovos são outro dos alimentos a consumir na amamentação.

Ricos em vitaminas, minerais contribuem para o bem-estar da mamã e para o correto desenvolvimento do seu bebé.

Estes são uma excelente adição na dieta da lactante.

10. Alimentos a consumir na amamentação: Água

Embora não seja um alimento mas uma bebida, o papel da água na amamentação é tão importante que esta não poderia deixar de integrar a nossa lista. Com um grande gasto energético, as mamãs devem garantir que bebem água suficiente para se manterem hidratadas e promoverem uma produção suficiente de leite.

Durante o tempo de amamentação do seu bebé consumiu algum destes alimentos? Quais são, para si, os alimentos a consumir na amamentação?

A sua experiência pessoal e a sua opinião serão, por certo, muito úteis para as restantes leitoras do Bebé a Bordo.

Algumas fontes: webmd petitebox  babycentre nit medela fortissima

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